A gafaria de Torres Vedras

No ano 2006, na sequência de obras na fachada das casas 5/6 do Largo Frei Eugénio Trigueiros (antigo Largo do Grilo), zona nordeste do centro histórico de Torres Vedras, foi descoberta a cerca de 2 m de altura do solo, embutida na parede, a lage representada na imagem embaixo:

(fonte:foto do autor)
.
A lage contém escrita a indicação CASAS DAS GAFFARIAS , ou seja, assinala a localização da antiga leprosaria de Torres Vedras. Gafaria era o termo medieval para designar leprosaria, assim como gafo significava leproso. Pelo estilo epigráfico, a lage poderá datar do período tardo-medieval (séc. XIV/XV).
.
Não deixa de ser estranho a localização da gafaria de Torres Vedras na zona intra muros, uma vez que a norma da época recomendava que estas casas de assistência ficassem afastadas dos centros populacionais a fim de evitar o perigo de contágio. Aparentemente esta situação não se verificou neste caso. Ou seria esta área um local afastado do centro urbano de Torres Vedras no final da Idade Média? Ou então seriam estas casas somente propriedade da gafararia, sem terem uma função médica, de recolhimento de leprosos?
.
Deve-se enaltecer a sensatez do proprietário das casas em deixar a descoberto este monumento epigráfico, contribuindo assim para a valorização tão necessária do centro histórico de Torres Vedras.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é amigo, assim fosse a gente da terra onde habito. Por aqui a História é algo pior que lepra! Assim que algo antigo aparece, é imediatamente destruído para que o "progresso" não sofra atrasos. Falo de Portimão, local que sofre ao longos dos séculos de uma estranha maldição; talvez proferida pelos mouros que tiveram de a deixar de forma violenta. Outros "mouros" por cá ficaram entretidos a apagar os vestígios da História. Essa lápide vale o seu peso em ouro, pois contribui para perdurar a memória de todos nós. Um bem haja ao proprietário da fachada e outro para o proprietário do blog.

manuela catarino disse...

Caro Rui,
Só agora vi o seu espaço e fiquei curiosa com as casas da gafaria.
Como bem diz,a gafaria na Idade Media situava-se fora do espaço habitado. Dado que nela se recolhiam os gafos/leprosos,a gafaria era colocada nas zonas de saída das povoações. A de Torres Vedras situar-se-ia perto do caminho para Lisboa,no espaço onde séculos mais tarde viria a ser aberta a Rua Santos Bernardes.

Quanto a inscrição,permita-me uma interpretação: seriam casas arrendadas a habitantes da vila de Torres Vedras,que pagavam renda a Gafaria.Desses valores,ainda que não muito elevados, se ia sustentando a Gafaria nas suas despesas. Para que fossem conhecidas de todos ostentavam essas inscrições.

Peço desculpa por má acentuação do texto mas estou a escrever num tablet a que não estou habituada.
Cordialmente, Manuela Catarino