Torres Vedras na Corografia Portugueza: Conventos

Na sequência dos dois post's anteriores (de 26/11/2007 e 02/12/2007) dedicados à parte relativa a Torres Vedras na obra Corografia Portugueza do padre matemático António Carvalho da Costa (1650 - 1715), continuamos a transcrição, descrevendo agora os conventos do concelho de Torres Vedras.
.
«[...] Tem mais esta villa [Torres Vedras] os seguintes conventos.*
.
N. Senhora da Graça de Eremitas de S. Agostinho, que está em hum dos melhores sitios desta villa para a parte do sul, foy hospital dos Lazaros, e se fundou pelos annos de 1266, no lugar que chamão a Varzea grande, e depois se mudou para o sitio em que hoje está no anno de 1544.
.
S. Antonio de religiosos Franciscanos da Provincia dos Algarves, e hoje de Missionarios Apostolicos, que instituhio o Veneravel Padre Fr. Antonio das Chagas, varão de conhecida virtude, o qual está sepultado no meyo do capitulo; foy fundado por El-Rey D. Affomso o quinto pelos annos de 1470 junto da aldea do Varatojo, donde tomou o nome, hum quarto de legoa distante da villa para o poente; foy palacio dos reys antigos deste reyno, a que chamavão Casa de Regalo; tem huma grande cerca muyto larga, e densa, com abundancia de todo o genero de frutas, por haver nella muyta agua.

Convento de N. Senhora da Graça em Torres Vedras numa imagem do século XVIII. Actualmente alberga o Museu Municipal Leonel Trindade.

(fonte: MARTÍNEZ, Hipólito, O.S.A. - São Gonçalo de Lagos. Braga: Editorial A. O., 1992, p. 58)

N. Senhora dos Anjos he de Capuchos Arrabidos, dista da villa meya legoa, e está situado entre trinta e tres outeyros; he casa muyto penitente, assim pelo sitio, como pelos religiosos que nella vivem. Fundou este convento a Infante D. Maria, filha del-Rey D. Manoel, pelos annos de 1570 e no de 1595 se reedificou em o recosto de huns montes, que lhe ficão ao poente. Tem boa cerca povoada de arvores silvestres: he seu padroeiro D. Joseph de Menezes, senhor dos morgados da Patameyra, e Caparica, e Governador da Torre Velha. A Infante D. Maria, fundadora deste convento, teve seu palacio nesta villa, aonde hoje estão os tres açougues, dos Nobres, Clerigos, e officiaes.

N. Senhora da Graça de Penafirme dista da villa legoa, e meya, e está situado junto do mar entre as villas da Ericeyra, e Peniche, tres legoas distante de ambas. Fundou este convento Santo Ancirado Martyr pelos annos de 850 e o reedificou depois S. Guilherme, Duque de Aquitania, quando veyo em peregrinaçam a Santiago de Galiza.

He esta villa abundante de excellente trigo, frutas, gado, caça, e vinho; porque lavra mais de seis mil pipas delle, que vão para a India, por serem de grande substancia para passarem os mares, e he bem provida de pescado, que lhe vem das villas da Ericeyra, e Peniche. He cabeça de Comarca, tem Corregedor, Provedor, Juiz de fóra, Vereadores, hum Procurador do Concelho, Escrivão da Camera, quatro Juizes dos Orfãos, com seus Escrivaens Enqueredor, Distribuidor, e Contador, hum Meyrinho da Correyção, e hum Alcayde. Tem quatorze Companhias da Ordenança com seu Sargento mór. O seu termo tem mais de tres mil vizinhos, que se dividem por dezanove freguesias [...]»

Notas:

* Na transcrição do texto regularizaram-se algumas maiúsculas e substituiu-se o & por e.

Bibliografia:

COSTA, António Carvalho da - Corografia Portugueza. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2001, (Ophir - Biblioteca Virtual dos Descobrimentos Portugueses; 4) [cd-room]

Sem comentários: