The Distribution (1811-1812)

Em 1811, Portugal, um país essencialmente agrícola, estava devastado em grandes áreas que tinham sofrido os resultados das invações francesas. Wellington expôs a situação em Inglaterra, pedindo e obtendo do Rei Jorge III a recolha de um fundo que minorasse o sofrimento do povo português, cujo único alimento era por vezes ervas cozidas. O Governo inglês contribuiu com £ 100.000, aos quais uma angariação nacional juntou £ 70.000. Charles Stuart, ministro britânico em Portugal designou para distribuir este fundo Jack Croft, juntamente com o juíz Gaudêncio de Torres e assessorado por 17 voluntários, acção conhecida por The Distribution. John Croft, também designado por Jack, era um comerciante inglês estabelecido no Porto, pertencente à empresa Tilden, Thompson & Croft, que desde 1697 se ocupava do negócio da exportação do vinho do Porto. A sua actividade profissional proporcionava-lhe um bom conhecimento da sociedade portuguesa, motivo pelo qual provavelmente foi escolhido pelas autoridades militares inglesas para esta operação humanitária.
.
Inicialmente os dinheiros foram aplicados nas zonas atingidas pela invasão do general Massena, com o objectivo de revitalizar as pequenas economias locais. Durante 10 meses, valeu a 77.000 famílias, incluindo 26.000 lavradores que receberam cereais, batatas, perto de 4000 cabeças de gado leiteiro, instrumentos agrícolas e sementes. Madeira e ferro foram dados para construir carros de transporte dos materiais para reedificação de casas arruinadas. Jack pressionou Charles Stuat a persuadir a regência portuguesa a franquear o acesso às matas reais para a recolha de madeiras, visando a reconstrução de casas danificadas. Cerca de 43.000 pessoas reberam medicamentos, 9.000 camas com lencóis e cobertores, e 11.000 camisas foram distribuidas à população. Além disso, designaram-se tutores para protecção de 8.000 orfãos, beneficiários de um pequeno subsídio.
.
Tudo isto se passou quando ainda decorria a guerra em Espanha, em áreas tão próximas como Badajoz e Salamanca. Por esta acção, Jack Croft recebeu do Governo português a Ordem da Torre e Espada, em 1814, e a distinção do título de concedida por Jorge III em 1818. Recordado ainda em 1854, Sir. John Croft Bart recebeu o título de Barão da Serra da Estrela. Foi membro da Academia das Ciências de Lisboa e doutor honoris causa pela Universidade de Oxford*.
.
.
Nota:
.
* Este post é a transcrição parcial dos textos explicativos (português e inglês) da arca que guardou o dinheiro aplicado na The Distribution, patente na exposição Guerra Peninsular: 200 anos, exposição evocativa do bicentenário das invasões francesas na Biblioteca Nacional de Portugal até 9 de Fevereiro de 2008.

Sem comentários: