As memórias de Eusébio Gomes (1800 - 1832)

Eusébio Gomes, almoxarife do palácio de Mafra durante a primeira metade de oitocentos foi um observador privilegiado da vida social e política da corte de D. João VI. Privilegiado porque sendo um alto funcionário administrativo palaciano tinha acesso à observação dos circulos sociais e políticos da corte e do convento que não estavam acessiveis à maioria dos portugueses. Assim, Eusébio Gomes regista episódios da vivência dos cortesãos enquanto a corte permanecia em Mafra e dos frades franciscanos no interir do espaço palaciano e conventual, provavelmente testemunhados por muito poucos.
.
Além disso, no seu manuscrito regista notícias do conhecimento geral como a presença de membros da familia real no palácio, festividades e celebrações religiosas, eventos sociais e políticos de Mafra e de Portugal, o evoluir da Guerra Peninsular, movimentações de tropas, preço dos víveres, produção agrícola, terramotos, etc...
.
As memórias manuscritas de Eusébio Gomes estão depositadas na biblioteca do palácio de Mafra. Pode consultar a transcrição integral do documento em:

Sem comentários: