Leitura pública em Lisboa nos finais do século XVIII

A primeira biblioteca de natureza estritamente pública em Portugal só surgiu em 1796, quando a Rainha D. Maria I funda a Real Biblioteca Pública da Corte (RBPC), antecessora da actual Biblioteca Nacional de Portugal. Distinta das restantes bibliotecas portuguesas, a RBPC vocacionava-se para o público geral, isto é, para as elites culturais da época. O restante universo das bibliotecas portuguesas constituía-se sobretudo por bibliotecas afectas a públicos restritos, predominando as bibliotecas conventuais que visavam o apoio educacional das comunidades religiosas, e as bibliotecas particulares, sendo que algumas abriam as suas portas a públicos mais ou menos alargados conforme a dimensão da rede de solidariedades sociais do seu proprietário. Era inexistente uma rede de leitura pública tal como se entende nos dias de hoje.
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No entanto, analisando o último quartel de setecentos, é possível determinar em Lisboa uma geografia da leitura pública, ou semi-pública, ou senão, de acesso público. Aparentemente, foi no contexto eclesiástico que as bibliotecas iniciaram um lento processo de abertura ao público. As comunidades monástico - conventuais começam gradualmente a facultar o acesso das suas bibliotecas a leitores leigos que procuram obras difíceis de adquirir no mercado livreiro, quer pela raridade, quer pelo preço. As referências documentais ao usufruto das bibliotecas conventuais por parte de leitores leigos aumentam na 2ª metade de setecentos. Por exemplo, logo depois do terramoto de 1755, o investigador Joaquim José Moreira de Mendonça frequentou a biblioteca do Convento da Graça no âmbito do seu trabalho científico sobre as causas dos terramotos (MENDONÇA, 1758, p. 130, 131).
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Em 1789 o Plano e Regulamento dos Estudos para a Congregação de S. Bento de Portugal permite às bibliotecas dos colégios beneditinos a abertura parcial ao público: «47 As Livrarias dos Collegios de Coimbra e da Estrella se farão ás Pessoas Literatas em todas as tardes dos Domingos, dias Santos e feriados, desde o I.º de Outubro até o fim de Julho. E para assistir aos hospedes e apromptar-lhes os livros que pedirem, na falta do Bibliothecario, haverá nos ditos Collegios dous Vice-Bibliothecarios, nomeados pelo Director, os quaes revezarão entre si aos mezes esta assistencia.» (Plano […], 1789, p. 141)

Biblioteca do antigo Convento N. S. Jesus, actualmente o Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa.

(Fonte: Academia das Ciências de Lisboa. ACL: Lisboa, 1999, p. 14)

Depois, em 1792, por iniciativa do douto Fr. José Mayne, passou a leccionar-se no Convento de N. S. de Jesus de Lisboa uma aula pública de História Natural com o fim de combater as ideias “Atheístas, e Polyteistas” emanadas do jacobinismo iluminista comprovando-se a “Existência de Deos, a sua Sabedoria, Providencia, Bondade, e mais Atributos” pelo estudo da “Sciencia da Historia Natural”. Provavelmente a biblioteca do Convento de N. S. de Jesus estaria à disposição do público estudantil, senão mesmo de outros leitores (BRIGOLA, 2003, p. 421).

Outro ponto de leitura acessível ao público, pelo menos em 1798, era biblioteca do Mosteiro de S. Vicente de Fora, uma das principais bibliotecas de Lisboa. O botânico alemão Heinrich F. Link, de visita a Portugal, expressou-me relativamente ao acesso a esta biblioteca do seguinte modo: «Uma terceira biblioteca [as outras bibliotecas eram a RBPC e a biblioteca do Convento N. S.ª de Jesus], no convento de S. Vicente de Fora, não é com efeito pública, mas para a poder frequentar regularmente basta ser apresentado.» (LINK, 2005, p. 139). Segundo as memórias de José Liberato Freire de Carvalho, monge do mosteiro em 1807, muita «gente de certa ilustração” frequentava a biblioteca, regularmente fornecida de livros vindos do estrangeiro pelo livreiro Rey.» (FREIRE, 1982, p. 23).

Embora pouco numerosas, estas referências dão uma leve impressão de que a leitura pública começa a despontar lentamente em Portugal no século XVIII e dentro do círculo das bibliotecas eclesiásticas. Os antigos fundos bibliográficos dos conventos e mosteiros ficam à disposição de investigadores e curiosos leigos. Tendo a cidade de Lisboa dezenas de grandes institutos religiosos, equipados com recheadas bibliotecas, surge na capital uma geografia da leitura pública ou semi-pública ainda antes do aparecimento da primeira biblioteca essencialmente pública em 1796.

Bibliografia:

BRIGOLA, João Carlos Pires - Colecções, Gabinetes e Museus em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003

CARVALHO, José Liberato Freire de - Memórias de José Liberato Freire de Carvalho, 2.ª ed., introd. João Carlos Alvim. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982

LINK, Heinrich Friedrich - Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha, trad., introd., e notas de Fernando Clara. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2005

MENDONÇA, Joachim Joseph Moreira de – Historia Universal dos Terremotos, que tem havido no Mundo, de que ha noticia, desde a sua creaçaõ até o seculo presente. Com huma narraçam individual do Terremoto do primeiro de Novembro de 1755, e noticia verdadeira dos seus effeitos em Lisboa, todo Portugal, Algarves, e mais partes da Europa, Africa, América, aonde se estendeu: e huma dissertaçaõ phisica sobre as causas geraes dos Terremotos, seus effeitos, differenças, e Prognosticos; e as particulares do ultimo. Lisboa: na Offic. de Antonio Vicente da Silva, 1758

Plano e Regulamentos dos Estudos para a Congregação de S. Bento de Portugal: Primeira parte. Lisboa: na Regia Officina Typografica, 1789

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