As bibliotecas do convento de S. Domingos em Lisboa

O convento de S. Domingos em Lisboa possuía duas bibliotecas. Uma delas era pública, de acesso franco a pessoas de fora do convento. Essa biblioteca tinha um fundo bibliográfico composto por 10 000 volumes, bem encadernados e classificados por àreas do conhecimento. O quadro de pessoal era constituído por duas pessoas: o bibliotecário-mor, (religioso dominicano e provavelmente o gestor da biblioteca) e um leigo que tinha por função receber, atender e orientar os leitores. Não deixa de ser interessante este facto, pois não há notícias de bibliotecas conventuais abertas ao público em Portugal durante a primeira metade do século XVIII.
.
A outra biblioteca situava-se na Casa da Livraria, uma divisão contígua ao espaço onde estava a biblioteca pública. Era mais pequena em número de volumes, pois tinha cerca de 5 000, se bem que eram mais raros e valiosos. Continha também uma colecão de manuscritos. Esta segunda biblioteca era reservada aos frades dominicanos. Todo este património se perdeu com o fatal incêncio deflagrado na sequência do terramoto de 1 de Novembro de 1755.
.
.
Bibliografia:
.
RIBEIRO, José Silvestre - Historia dos estabilicimentos scientificos litterarios e artisticos de Portugal nos successsivos reinados da monarchia, vol. 19 (Apontamentos históricos sobre bibliotecas portuguesas / org. e antiloquiado por Álvaro Neves, 1914, p. 92).
.
Acessível na Biblioteca Nacional Digital em: http://purl.pt/173/3/

1 comentário:

clarinda disse...

Boa tarde.

Primeiro, queria dar-lhe os parabéns pela excelência do blogue; segundo,tomo a ousadia de lhe fazer uma pergunta relativa a esta biblioteca do Convento de S. Domingos: quando se diz Biblioteca do Convento de S. Domingos, em pleno século XVII, é possível a confusão com S. Domingos em Benfica, ou naquele século ainda não existia nenhum convento ou biblioteca de S. Domingos em Benfica.

Estou a fazer um estudo sobre um poeta académico, António Álvares da Cunha, da Academia dos Generosos, e descobri que parte da obra poética dele estava na Biblioteca do Convento de S. Domingos... seria um grande contributo para mim saber se havia ou não apenas uma Biblioteca.

Muito obrigada pela atenção

clarinda.maria@gmail.com